A Mata Atlântica é uma das áreas naturais mais ricas em biodiversidade e também mais ameaçadas do planeta. Uma das áreas deste bioma que ainda sobrevive fica no município de Nazaré Paulista (São Paulo), uma região natural estratégica, por conta da biodiversidade e dos recursos hídricos que possui. Presente na região há mais de 20 anos, o IPÊ é responsável pela restauração de 370 mil árvores que ajudam a proteger espécies e a água que faz parte do Sistema Cantareira de abastecimento, um dos maiores do mundo. Ali, a floresta sofre com as pressões humanas como o avanço da urbanização, o corte de mata para pasto, e plantações de eucalipto para produção de carvão, atividade econômica bastante comum para sustento de muitas famílias.
Com o objetivo de reduzir o impacto dessas atividades na natureza, o IPÊ passou a desenvolver, em 2002, o projeto Costurando o Futuro, com um grupo de mulheres da zona rural da cidade. A ideia central foi levar até elas informações sobre a importância da região onde vivem e buscar, em conjunto, novas alternativas de renda que pudessem dialogar melhor com o meio ambiente local. Com o apoio do IPÊ, as mulheres descobriram o bordado como nova atividade e a biodiversidade da Mata Atlântica como inspiração!
Bolsas, camisetas, almofadas e acessórios bordados com desenhos da fauna e da flora têm garantido ao grupo um complemento na renda familiar. Ao mesmo tempo, levam ao consumidor informações sobre espécies brasileiras e o aproxima da rica biodiversidade que só existe no País.
Arquivo IPÊ / Rogério Cavalcanti